Você pode achar que dormiu a noite toda, mas acordou diversas vezes sem perceber. Com o tempo, esse padrão pode levar a cansaço extremo, alterações de humor e até problemas cardiovasculares. Essa é a realidade de quem convive com a apneia obstrutiva do sono, uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo todo — e que agora começa a ser tratada com medicamentos à base de Cannabis.
Um estudo realizado pelo Programa de Cannabis Medicinal do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 3 mil pessoas diagnosticadas com apneia obstrutiva do sono entre 2018 e 2023. O objetivo era avaliar se o uso de produtos derivados da planta poderia beneficiar esses pacientes.
O que é apneia do sono
A apneia obstrutiva do sono ocorre quando as vias respiratórias se fecham total ou parcialmente durante o sono, impedindo ou dificultando a passagem do ar. Isso faz com que o cérebro desperte a pessoa repetidamente, interrompendo o descanso profundo.
Mesmo imperceptíveis, esses microdespertares comprometem profundamente a qualidade do sono.
Com o tempo, essa condição pode causar:
- Hipertensão
- Doenças cardíacas
- Alterações no humor
- Cansaço constante
- Risco aumentado de acidentes por sonolência, especialmente ao volante
O Programa de Cannabis Medicinal de Minnesota se diferencia do de outros estados norte-americanos por coletar dados contínuos, contribuindo para pesquisas científicas. No estado, a apneia do sono se tornou uma condição qualificável para o tratamento com produtos à base de Cannabis em 2018.
A maioria dos participantes buscou o programa para melhorar o sono e aliviar sintomas como a fadiga. Durante quatro meses, os pesquisadores monitoraram indicadores como qualidade do sono, ansiedade, dor e alterações no apetite. Em seguida, o acompanhamento continuou por mais quatro meses para avaliar se os benefícios se sustentavam por mais tempo.
Como a Cannabis pode melhorar o sono de quem tem apneia
Os resultados do estudo indicam que os medicamentos à base de Cannabis podem ser eficazes no alívio dos sintomas da apneia do sono. Os principais resultados foram:
- 39% dos participantes relataram melhora significativa no sono após quatro meses, mantendo os benefícios no período seguinte.
- 55% dos pacientes com fadiga moderada a grave sentiram alívio após quatro meses.
- Cerca de 1 em cada 3 pacientes com depressão e ansiedade também relataram melhora nesse período.
- Melhor adaptação ao uso do CPAP — aparelho em forma de máscara utilizado no tratamento da apneia do sono.

CPAP é utilizado durante a noite em pacientes com apneia do sono
A maior parte dos pacientes apresentou boa tolerância ao tratamento, apenas 16% sentiram efeitos colaterais, sendo boca seca e leve fadiga os mais comuns.
Além disso, o tempo médio de permanência no programa foi alto: 80% seguiram com o uso por mais de oito meses, o que sugere que muitos perceberam os benefícios e decidiram continuar.
Como a Cannabis age contra a apneia do sono
No estudo, a maior parte dos pacientes utilizou medicamentos à base de Cannabis ricos em ∆9-tetrahidrocanabinol (THC), conhecidos suas propriedades de relaxamento muscular e sedação.
Além do THC, alguns médicos prescreveram canabidiol (CBD) para complementar o tratamento, especialmente para sintomas como ansiedade, dores e inflamações.
Os benefícios dos compostos da Cannabis na apneia do sono vêm principalmente da interação com o sistema endocanabinoide. Pesquisas indicam que o THC pode ajudar a reduzir as pausas respiratórias ao estabilizar os sinais nervosos que controlam a respiração durante o sono.
Um possível mecanismo de ação seria a supressão da atividade do nervo vago, envolvido no controle da respiração. Estudos anteriores apontaram que o uso do dronabinol (um medicamento à base de THC sintético) trouxe melhoras nos índices de apneia-hipopneia — uma das principais medidas para avaliar a gravidade da condição.
Um tratamento personalizado, com acompanhamento médico
Apesar dos resultados promissores, os próprios autores do estudo ressaltam que ainda são necessários mais estudos clínicos, com amostras maiores, para entender com precisão quais compostos, doses e formulações funcionam melhor para cada tipo de apneia.
Nesse sentido, os resultados reforçam a importância do acompanhamento médico na escolha do produto e concentração mais adequados para cada caso, já que a dosagem e proporção podem variar conforme as necessidades individuais.
Como iniciar um tratamento com medicamentos à base de Cannabis para apneia do sono
Se você ou alguém próximo gostaria de experimentar os benefícios da Cannabis para tratar a apneia do sono ou algum outro distúrbio do sono, procure ajuda de um profissional da saúde. É fundamental fazer uma avaliação cuidadosa da condição para decidir qual o tratamento mais adequado.
Na nossa plataforma de agendamento, você pode marcar uma consulta presencial ou por telemedicina com um dos mais de 200 médicos experientes nesse tipo de prescrição. Com base na avaliação, o especialista vai elaborar um plano de tratamento personalizado com medicamentos à base de Cannabis, se necessário.
Portanto, inicie um tratamento com Cannabis de forma responsável e segura: acesse a plataforma e marque uma consulta.