O solo pode ser considerado uma das maiores riquezas naturais do planeta. É nele que crescem os alimentos, se desenvolvem as florestas e circulam nutrientes essenciais à vida. No entanto, essa base do ecossistema está cada vez mais ameaçada pela degradação ambiental causada pelo desmatamento, uso intensivo de defensivos agrícolas, monocultura e erosão.
Para o geólogo e professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Geraldo César Rocha, uma planta bastante conhecida pode ser uma poderosa aliada na regeneração da terra: a Cannabis.
Essa é a proposta do novo livro de Geraldo, Cannabis e Solo: Uma Introdução, publicado pela editora CRV. A obra, inédita no Brasil, discute como o cultivo da Cannabis pode contribuir para restaurar solos degradados, promover a biodiversidade e até remover substâncias tóxicas do ambiente.
Cannabis e solo: uma relação promissora para o meio ambiente
A ideia de usar plantas para limpar ou recuperar o solo já é conhecida na ciência — esse processo é chamado de fitorremediação. Trata-se do uso de vegetais para absorver ou transformar contaminantes presentes no solo, como metais ou resíduos de produtos químicos.
Em depoimento para o portal da UFJF, Rocha destacou que a Cannabis tem se mostrado uma das espécies mais promissoras nesse tipo de intervenção ambiental.
“Para a recuperação de solos degradados, temática principal do livro, observa-se o imenso potencial da planta nesse aspecto, além de atuar no aumento da biodiversidade, controle de ervas daninhas e aumento da matéria orgânica do solo, entre outros benefícios”, explica o professor.
Além disso, a planta também ajuda a descompactar o solo, facilitando a infiltração da água e o crescimento de outros vegetais. Isso é especialmente importante em áreas afetadas por pisoteio de gado ou pelo uso intenso de máquinas agrícolas, onde o solo se torna duro e pobre em nutrientes.
Outro ponto abordado no livro é a capacidade da planta de capturar carbono da atmosfera, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

Ciência, experiência internacional e o papel do Brasil
O interesse de Geraldo Rocha pela relação entre a planta e o solo surgiria após anos acompanhando o uso da Cannabis em países com regulamentações mais avançadas para o cultivo e a pesquisa. Ao perceber os benefícios ambientais associados à planta, decidiu trazer a discussão para o Brasil com embasamento científico.
Pioneiro no tema, o autor reconhece que o país ainda tem um longo caminho pela frente:
“Já passou da hora de o Brasil debater sem estigmas e preconceitos essa planta, a qual só é vista como maconha, e não como uma importante commodity agrícola que pode gerar renda e empregos em um país atrasado como o nosso”, afirmou.
Commodity é o nome dado a produtos agrícolas ou minerais com valor comercial negociados em grande escala — como soja, café ou minério de ferro. De acordo com o professor, a Cannabis pode se tornar uma commodity importante no cenário brasileiro, não apenas por seus usos medicinais e industriais, mas também pela sua relevância ecológica.
Livro apresenta Cannabis e ciência do solo de forma acessível
Voltado para estudantes, pesquisadores, agricultores e interessados em agroecologia, a obra apresenta de forma clara e acessível os fundamentos da ciência do solo e como a Cannabis se insere nesse contexto.
Para Rocha, o livro amplia o repertório de usos da planta:
“A pesquisa científica mostra os benefícios advindos do uso de suas resistentes fibras, do teor alimentício de suas sementes e do uso médico de suas flores e óleos no tratamento de várias enfermidades.”

Onde encontrar o livro
O livro Cannabis e Solo: Uma Introdução está disponível nas versões impressa e digital no site da Editora CRV (editoracrv.com.br) e também na Amazon, na versão e-book.
Como iniciar um tratamento para a saúde com medicamentos à base de Cannabis
Se a regulamentação do cultivo de Cannabis para qualquer finalidade ainda está sendo debatido no Brasil, o uso de medicamentos com derivados da planta já é uma realidade no país. Com as propriedades terapêuticas dos canabinoides sendo cada vez mais reconhecidas pela ciência, pacientes com diversas condições de saúde têm encontrado qualidade de vida e bem-estar com esse tipo de tratamento.
Portanto, se você quer aproveitar os benefícios da Cannabis para a saúde, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde experiente nessa abordagem. O médico deve avaliar a sua condição para recomendar a melhor dosagem e formulação para o seu caso, além de ser uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir os medicamentos.
Então, para começar essa jornada de forma responsável e segura, acesse a nossa plataforma de agendamento e marque uma consulta. Lá, você encontra centenas de médicos preparados para avaliar o seu caso e, se necessário, recomendar o melhor caminho.